Adoçantes fazem mal?
“Em ensaios clínicos randomizados, o uso de Adoçantes artificiais de baixa caloria (LCSs) está associado com menor peso corporal, IMC e circunferência da cintura. Em estudos prospectivos de coorte, o uso de LCSs (adoçantes de baixa caloria) está associado com menor ganho de peso, menor IMC. Evidência clara de que o uso de LCSs ajuda a não prejudicar o gerenciamento de peso ”.
“Nenhum estudo descobriu que os LCSs tiveram piores resultados de peso.
Indivíduos que consumiram bebidas com LCS perderam significativamente mais peso em um programa de perda de peso comportamental de 16 semanas do que aqueles designados para consumir apenas água. “
Isso significa que os LCSs parecem estar fazendo exatamente o que eles foram projetados para fazer: ajudar a reduzir o consumo total de energia enquanto fornece o sabor doce que temos. Essa é uma boa notícia para as pessoas tentando perder ou para não ganhar peso. Você pode usar esse (LCSs) sem se preocupar que você possa estar involuntariamente prejudicando seus esforços de gerenciamento de peso. “
O medo dos adoçante artificiais é uma farsa do primeiro mundo.
Em outro estudo de 12 semanas sobre indivíduos com excesso de peso e obesos que não fazem dieta, a sacarose (açúcar de mesa) e a sacarina levaram a um aumento do peso corporal.
A Sucralose foi o único adoçante que levou a uma diminuição significativa do peso corporal, da gordura corporal e diminuição significativa na ingestão de energia em comparação com os outros adoçantes.
A taxa de fome entre o grupo que usou adoçante sacarina foi significativamente maior que todos os outros grupos.
Estes resultados sugerem que os adoçantes artificiais não devem ser vistos como uma única entidade com os mesmos efeitos. A sacarina difere dos outros adoçantes artificiais, uma vez que potencialmente pode contribuir ganho de peso através do aumento do apetite e, portanto, da ingestão de energia.
Então sempre leiam os rótulos!