Como funciona a mágica da água com limão?

abe que é a principal mensagem desse POST? Não é GLUTIDÃO, não! A mensagem é PARE de se basear em títulos e resumos de artigos para condutas e procedimentos na sua prática clínica! Pelo título e resumo, suco DE LIMÃO (SL) = SALVAÇÃO! No título do trabalho não fica claro que o SL foi administrado em associação a restrição calórica severa, na qual os indivíduos receberam apenas 400 kcal por dia! Isso mesmo, 400 kcal por dia!
Os pesquisadores dividiram os participantes em 3 grupos: LemonD (SL e 400kcal/dia), PositiveC (suco PLA e 400kcal/dia) e NormalC (Dieta Habitual). Esses indivíduos foram submetidos a essas intervenções por 7 dias, seguidos por 4 dias de intervenção de transição, recebendo 990 kcal/dia.
Os resultados não surpreendem: Redução de gordura SEMELHANTE entre LemonD e PositiveC (ambos diferentes de NormalC) e Potencialização da resposta à Insulina SEMELHANTE entre LemonD e PositiveC (ambos diferentes de NormalC). E a proteína C reativa (CRP)? Hummmm ai, temos que ver a figura no POST. O valor inicial da CRP no grupo LemonD é maior que no grupo PositiveC! Além disso, o valor pós no grupo LemonD é igual ao valor pré do grupo PositiveC! Rs Entenderam a “jogada”? KKK Quem começa com maior valor tem maior chance de apresentar redução… isso é meio básico! Eu nem vou entrar na discussão sobre a análise estatística realizada, mas tenho fortes restrições ao modelo adotado.
A conclusão, então, é simples! O fator determinante para as respostas foi a severa RESTRIÇÃO CALÓRICA!
Pessoal, se alguém ”salvou” alguma coisa, foi a redução da ingestão energética e isso não teve absolutamente NADA a ver com o SL
REPOST @saldanha.usp

Previous
Next