Fitoterapia funciona ou efeito placebo?

Todos gostam de ir ao Nutricionista e sair de lá com uma receitinha mágica, que irá ajudar ele ficar mais musculoso ou perder peso.
Já participei de diversos cursos sobre suplementação e fitoterapia, porém quanto mais eu pesquiso mais chateado fico porque a fórmula magica ainda não existe apesar de muitos profissionais acharem que sim.
A fórmula antiga continua funcionando e nada muda, dieta, treino e regularidade.
Alguns estudos laboratoriais EM RATOS E MECANISMOS MOLECULARES comprovam que alguns fitoterápicos tem a capacidade de auxiliar a redução do peso corporal,porém, quando fazemos os testes em humanos não consigamos comprovar o mesmo resultado.
Em um estudo de revisão, analisaram alguns fitoterápicos (chitosan, picolinato de cromo, Ephedra sinica, Garcinia cambogia, glucomannan, guar gum, hydroxy-methylbutyrate, plantago psyllium, pyruvate, yerba maté, e Ioimbina) e verificaram que não são eficazes na redução de peso e ainda podem causar efeitos colaterais danosos
Agora você deve estar se perguntando: “Mas em mim funcionou! Por que?”.
Efeito placebo.
Um tema bem estudado e conhecido. Há relatos sobre soldados de guerra que eram tratados com solução salina achando que era morfina, e sentiam o mesmo efeito dela.
Sabe-se que o quanto a pessoa é influenciada pela fala do Doutor, ou pela confiança que deposita nele, pode ser também a imponência de sua sala de atendimento, postura, o nível de popularidade, relato de casos, tudo isso são fatores externos que de uma maneira conseguem (ou não) influenciar o paciente a ter resultados com substâncias com efeito placebo. .
.
* alguns fitoterápicos contendo estimulantes (efedrina e cafeína) podem auxiliar de maneira indireta. .
.
“Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino”

Teoria sem prática = demagogia
Prática sem ciência= loteria

Previous
Next