Se você é imediatista e quer resultados rápidos, cuidado para não estar dentro deste círculo de comportamentos. Fazer low carb ou restrição calórica na semana, final de semana comer de tudo, se pesar na segunda e estar com o mesmo peso ou mais pesado, constipada e com retenção hídrica.
Mas por que isso ocorre?
“Nutri Machado responde”
Ao restringir de uma vez muitas calorias, seja pela redução do carboidrato ou outro alimento, isto é muito agressivo para nosso organismo, sendo a médio – longo prazo insustentável, ocorrendo aumento do apetite e redução da saciedade, além de que uma dieta minimamente palatável é eminete o fracasso.
Ao retirar o carbo em específico, retira o principal alimento das bactérias intestinais, causando uma disbiose, ou seja, com a mucosa sem proteção, ela será agredida, terá baixa absorção de nutrientes essenciais para emagrecimento ou ganho de músculos. Outro fator bem comum é observar um emagrecimento rápido de até 4 quilos, mas isso não é emagrecimento e sim desidratação celular, sua pele vai sofrer, a musculatura, fluxo intestinal será prejudicado, podendo gerar constipação.
Seguindo o processo, ao chegar final de semana já com a flora comprometida, ingere grande quantidade de calorias, industrializados, gordura, sódio, alimentos ultra processados, com grande potencial inflamatório. O corpo estando no déficit calórico por quase uma semana, ao se deparar com este grande aporte energético, irá super compensar, tentando estocar tudo como mecanismo de defesa, assim retoma o peso e a agua perdida, e um pouco mais pelo excesso de sódio e carboidratos
Resultado final… excesso de peso segunda feira, causando estresse psicológico, fazendo com q o ciclo se reinicie, causando frustração.