MITOS E VERDADES: O que fazer para ganhar massa muscular.

Existe uma crença que para ganhar massa muscular é necessário consumir batata doce, frango e whey. Mas de onde surgiu isso?

Este mito surgiu por determinados Coachs do fisiculturismo seguirem cardápios assim e conseguirem bons resultados. Mas esta seria mesmo a melhor estratégia para desenvolver um bom físico, seria mesmo necessário tamanho sacrifício nutricional?

O segredo do sucesso sempre será o nível de aceitação do paciente. Caso consiga seguir uma dieta altamente restritiva sem variações alimentares, esta não seria nem de longe a melhor estratégia.

Nosso corpo sempre trabalhará para estabelecer equilíbrio, sendo o primeiro foco dele ajustar nossa saúde. Ao negligenciar a variação alimentar, restringindo frutas, verduras, legumes, podemos desenvolver disbiose intestinal (desequilíbrio das bactérias presentes na flora intestinal) causando redução da capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas, comprometendo a saúde do indivíduo e dificultando emagrecimento ou ganho de massa muscular.

O planejamento deve conter a quantidade exata de macronutrientes, vitaminas e minerais necessários para que haja o ganho de massa muscular, sem que haja excedente calórico, e possível formação de gordura corporal, além disso, o ganho de massa muscular necessita de regularidade e constância em quase tudo, seja na dieta, treino, descanso e antes de mais nada um ambiente propício para que isto ocorra, necessitando alguns ajustes nos hábitos sociais e paciência, pois formar músculo, leva bastante tempo.

Mulheres sempre terão mais dificuldade em construir massa muscular quando compararmos ao homens, e devido às redes sociais, devem prestar muita atenção aos seus objetivos, pois se estiver muito além do que seu biotipo permite, de forma incompatível, o mesmo só será alcançado com uso de recursos ergogênicos e com um preço que a maioria das vezes não compensa, como por exemplo masculinização, calvície, acne, alterações na voz, aumento clitoriano entre outros.

Respeite seu biotipo, sua genética e busque um profissional que possa traçar uma estratégia alimentar e de treinamento que favoreça seu perfil e que seja compatível com estilo de vida, nunca busque objetivos impossíveis ou imediatos, pois o preço a pagar será muito caro para sua saúde, podendo ter problemas sérios a médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *