PRÉ – TREINOS

Antigamente existiam pré treinos vendidos em packs com diversos comprimidos, como por exemplo Animal Pack, entre outros, prometendo enormes ganhos de massa muscular, pump muscular nunca visto, maior energia, recuperação muscular e isso foi relatado por diversos usuários do produto, eu mesmo já utilizei e achava demais.

Qual era a fórmula mágica para que estes benefícios ocorressem, se se tratava apenas de um polivitamínico? Isto se dava por conta de um ótimo estimulante do nosso sistema nervoso central, o famoso efeito placebo! Ou seja, a propaganda era o que mais fazia ter efeitos, pois acreditávamos nela.

Como profissional da área da saúde, tenho a obrigação de informá-los quais os pré treinos que realmente funcionam com evidências científicas. Hoje falarei sobre 2 tipos:

 

TAMPONANTES
Ao treinarmos, aumentamos íons de hidrogênio dentro de nossos músculos, causando efeito de queimação por haver aumento da acidose, os tamponantes são substâncias capazes de reduzir o acúmulo de íons de hidrogênio, de dentro para fora da célula muscular, reduzindo acidose muscular, prolongando o tempo até a fadiga, indicado para esportes onde temos contração muscular contínua de 30s a 10 min


-Bicarbonato de sódio, com efeito agudo, efeito no fluido extracelular, utilizados como pré treino  deve ser utilizado 90 a 150 min antes da atividade física, em treinamentos específicos,  sendo ideal o uso apenas 1x na semana,  na dosagem de  200 a 300mg por kg, deve ser fracionado, dividido em 3 doses com 1 hora de intervalo entre as doses  (3horas antes- 2horas -1 hora) , juntamente com carboidratos 0,5 a 1,5g por kg, na tentativa de inibir efeitos colaterais gástricos, e deve se tomar precauções por conta do sódio presente nele.


-Beta Alanina,  precursor da carnosina, aumentando suas concentrações, com efeito intracelular muscular, tendo como principal colateral a parestesia (formigamento),  não importando o horário do seu uso, devido efeito crônico de no mínimo de 4 a 12 semanas, podendo ser utilizado antes da sessão de treinamento caso o paciente goste do colateral (formigamento) tendo um efeito placebo positivo neste caso ou usar de forma fracionado para reduzi-los, seu uso deve ser na dosagem de 3, 2 a 6,4g por dia, usar com o acompanhamento de carboidratos.


VASODILATADORES
Tem como principal objetivo, aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo na musculatura, aumentando assim o aporte de nutrientes e melhorando a performance e a recuperação muscular.


-Nitrato, com grande comprovação, porém infelizmente sua venda no Brasil é proibida, podendo achar facilmente na forma de nitrato de sódio ou nitrato de potássio para a indústria alimentícia ou em menores quantidades nos vegetais crus ou cozidos. Tem a função de aumentar o NO (óxido nítrico), melhorando a performance principalmente em exercícios de 45 a 60 min de duração. Preservar PCR, seu efeito será reduzido ou inativado caso use enxaguantes bucais antissépticos próximo ao seu consumo, na posologia de 4 a 10mg por kg de peso corporal, 90 a 150 min antes do treinamento, o uso crônico após ao menos 3 dias de uso demonstra efeitos superiores. Exemplo 100g de beterraba tem 100 a 150mg de nitrato, caso pese 70 kg, deveria consumir mínimo 280g ou  máximo 700g.


-Arginina, pouca eficácia para treinamento sendo melhor investir em outro tipo de vasodilatador, grande parte da substância é consumida pelos enterócitos e hepatócitos, mostrando alguma eficácia para disfunção erétil (1,5 a 5g) e reduzir pressão arterial (9g), estudos mostram aumento de gh sanguíneo, porém sem nenhuma relevância clínica.


-Citrulina, tem a capacidade de aumentar a Arginina, desta forma mais de 80% chega aos rins, com dosagem máxima de 10g/dia, sendo comumente utilizado de 6 a 8g/dia (citrulina ou citrulina malato) e seu uso com arginina têm mostrado efeitos significativos, 40 a 60 min antes do treinamento, com efeito agudo e crônico, ainda necessário mais dados para garantirmos nível A de eficácia.


-Tadalafila, este já entra na classe de fármacos, não sendo possível prescrição por nutricionistas, sendo desaconselhável o uso crônico por causar dependência podendo afetar a capacidade de ereção ao descontinuar o uso.

 

*Esta postagem é apenas de caráter informativo, nunca use uma suplementação sem antes conversar com seu médico ou nutricionista pois existem diversas associações que podem ocorrer variando cada caso clínico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *