Mitos e Verdades!

Grande parte das pessoas, principalmente as mulheres, se queixam da retenção de líquidos. Diversas condições podem causar a retenção hídrica como problemas renais, cardíacos, hepáticos, tireoideanos, uso de anti-hipertensivos, processos inflamatórios ou problemas circulatórios.

Descartando as patologias acima, nas mulheres, podemos identificar um fenômeno natural capaz de causar retenção, que ocorre no período menstrual por conta de pico hormonal , principalmente a progesterona, juntamente com alteração de humor, ansiedades e uma grande oscilação de sentimentos, causando o aumento de desejo por alimentos altamente palatáveis, calóricos, ricos em sódio e carboidratos.

Se estiver em restrição de carboidratos antes deste período, a retenção será ainda maior, pois devido a privação que antecede este quadro de maior consumo de alimentos, estará em depleção de carboidratos e certamente menor água celular, ao ingerir o corpo irá fazer a supercompensação do carboidrato e juntamente reter água.pois alimentos ricos em sódio e carboidratos tem grande afinidade por água.

Ao reduzir o sódio e carboidratos, terá uma falsa redução de peso corporal, pois haverá apenas a redução desta água, causando fraqueza muscular, dores articulares, flacidez e redução de microbiota intestinal.

Então o que fazer?

– A pior coisa a fazer é ingerir diuréticos, induzindo a eliminação de água forçada e desidratando suas células. Isso força com que os mecanismos hormonais sejam sinalizados para que isso não ocorra, ou seja, haverá retenção de água novamente e mau funcionamento dos rins.

– Não altere muito o padrão de sua alimentação neste período, evite alimentos ricos em sódio e carboidratos refinados.

– Tome bastante líquido ajudando seus rins a trabalhar de forma mais acelerada eliminando as retenções de forma eficiente (mínimo de 30mg/kg podendo chegar a 50ml/kg em atletas)

– No período da manhã podemos notar a diminuição da retenção pois há uma melhora em sua drenagem linfática por redução da pressão por estar deitada. Desta forma uma drenagem linfática pode amenizar dores e inchaço por ativar os gânglios auxiliando a eliminação do líquido ou relocação do mesmo.

 – A hidratação faz os rins trabalhem de forma adequada, auxilia o sistema digestório, melhorando significativamente a retenção, esta hidratação varia entre mínimo de 30ml/kg de peso corporal até 50ml/kg de peso em alguns atletas, e caso morem em local muito quente, a hidratação deverá ser maior. A hidratação deve acontecer em doses de aproximadamente 200ml, pois caso ingira 500ml de uma vez, não haverá uma boa absorção e provavelmente eliminará grande parte disto em pouco tempo.

– O exercício físico é aliado em reduzir a retenção pelo fato de melhorar a circulação, por aumentar o retorno venoso e acelera a velocidade da circulação do sangue.

É importante destacar que é normal esta retenção de líquidos que faz parte do ciclo menstrual, porém é transitória, e ficar tentando corrigir este efeito com diuréticos é a pior alternativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *